Gestação do coraçãoPós-parto do coraçãoPré-natal da adoção

Preparando a casa para receber seu filho

Sabemos o quanto é difícil não ter a possibilidade de comprar roupinhas, arrumar o quarto, fazer chá de fraldas durante a gestação do coração por três motivos, 1º na maioria dos casos não sabemos o sexo da criança, 2º não sabemos a idade e tamanho exato da criança. 3º ter um quarto montado pode gerar mais ansiedade na espera…. mas independente da idade e do sexo da criança, podemos preparar alguns itens na nossa casa e na nossa rotina para este tão esperado dia:

Dica no. 1 – Segurança

images-11Independente da idade, precisamos providenciar algumas medidas de segurança na casa. Dentre elas: protetor de tomadas, rede de proteção para janelas e escadas, tirar do alcance itens de decoração de vidro ou cortantes, armazenamento adequado dos talheres, especialmente mudar de lugar as facas caso a sua gaveta não possa ser trancada, produtos de limpeza e medicamentos devidamente guardados fora do alcance. Se tiver piscina em casa, providencie uma proteção, cerca, rede, veja o mais adequado.

 

 

 

Dica no. 2 – Saúde

download (1)Aqui também, seria bom você já definir quem será o pediatra do seu filho. Caso você não tenha um pediatra na família, peça indicação para seus familiares e amigos mais próximos, marque uma consulta se for o caso para tirar algumas dúvidas e já deixar o médico ciente de que seu filho chegará até você por adoção (certamente você receberá o histórico da saúde da criança, mas é recomendável uma visita a um pediatra da sua confiança logo nos primeiros dias que ela estiver com você), verifique se tem cobertura do seu plano de saúde, caso seja pelo SUS, certifique-se qual o posto de saúde e hospital mais próximo da sua residência. Caso você esteja habilitado para adoção tardia, seria importante um acompanhamento psicológico para ter um suporte no período de adaptação. Se você já está fazendo o pré-natal da adoção fica mais fácil definir o profissional.

Dica no. 3 – Telefones de emergência

telefone-de-emergc3aancia (1)Caso você ainda não tenha, faça uma lista com os principais telefones de emergência da sua região e coloque na geladeira, perto do telefone, na sua carteira, no carro, em todos os lugares que você procuraria caso acontecesse alguma situação de risco.

 

 

 

Dica no. 4 – Irmãos e familiares

downloadSe você já tem um filho ou mais, a preparação para a chegada de um irmão ou irmã através da adoção deve ser consistente. Na dúvida, consulte um profissional. Leia mais aqui no blog.

 

 

 

 

Dica no. 5 – Chá de boa-vindas

16d6cdab6904ffc80cb21c1b373a47d1Se você puder nomear uma ou duas pessoas que possam te ajudar nesta tarefa será ótimo. Você estará bem ocupada no período de adaptação então toda ajuda será bem-vinda. Leia mais aqui no blog.

Espero ter ajudado um pouco mais nesta questão de preparação para o grande dia. Lembrando que nem tudo precisa ser feito agora, vá com calma, talvez ainda não seja o seu momento de começar os preparativos. Respeite o seu momento e siga o seu instinto materno, no nosso coração nós sabemos quando tá realmente chegando a hora.

Beijos com carinho, Luciane

Post anterior

Passei por um aborto da gestação do coração

Próximo post

Falando de adoção: Participação no blog Mãe sem frescura

Gravidez Invisível

Gravidez Invisível

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *