Crianças e adoção

Desenho animado: Daniel Tigre

Por aqui o Daniel Tigre tem feito sucesso e nos ajudado muito em algumas questões! Assistimos pelo Netflix.


Pesquisa mostra que crianças em idade pré-escolar que assistem o desenho animado Daniel Tigre desenvolvem habilidades sociais e emocionais.

Nova pesquisa constata que assistir o desenho animado Daniel Tigre ( favorito dos EUA) criado por Fred Rogers pode ajudar a criança em desenvolvimento.

No estudo, que será publicado na próxima edição do “Journal of Children and Media”, 127 crianças em fase pré-escolar assistiram 10 episódios do Daniel Tigre (ou outro desenho animado) por um período de duas semanas.

daniel tigre

As crianças que assistiram Daniel Tigre apresentaram níveis mais elevados de empatia, auto-confiança (basicamente, a confiança em si mesmo em situações sociais), e a capacidade de reconhecer emoções do que aqueles que assistiram outro desenho animado.

Porém é necessário um reforço. Para que as crianças possam se beneficiar ao assistir o desenho, suas experiências regulares de observação da TV devem ser acompanhadas de frequentes conversas entre pais e filhos sobre conteúdo do episódio. Em outras palavras, é a combinação de assistir o Daniel Tigre e o envolvimento dos pais, enquanto assistem é que parece fazer a diferença. 

daniel_tigre_site_medioO que esta pesquisa significa?

Significa que programações educacionais específicas de de TV estão se tornando sofisticadas o suficiente que têm a capacidade de manter a atenção de uma criança, são adequadas ao desenvolvimento, têm personagens com os quais as crianças podem se identificar, e usam técnicas de ensino que ajudam as crianças a aprender.

Isso também significa que os pais precisam estar intimamente envolvidos em ajudar a reforçar as lições ensinadas na programação de TV educativa. Não é suficiente para apenas deixar a criança na frente da TV e esperar que eles se tornam gênios acadêmicos e sociais. As lições do desenho precisam ser reforçadas por envolvimento contínuo dos pais.

Além de ensinar habilidades sociais, o desenho também ensina certas habilidades que crianças  pré-escolares muitas vezes acham difícil, como desfralde, introdução de novos alimentos e escovar os dentes. As lições também são reforçadas através de canções.

Texto traduzido e resumido por Luciane Cruz do blog Gravidez Invisível do original >> https://childrenandmediaman.com/2016/06/21/research-shows-preschoolers-who-watch-daniel-tigers-neighborhood-develop-social-and-emotional-skills/

Pesquisa: http://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/17482798.2016.1203806

Post anterior

Adoção: Depoimento de uma filha que foi gerada no coração - por Karina Pupo

Próximo post

Dia dos Pais merece um presente especial

Gravidez Invisível

Gravidez Invisível

2 Comentários

  1. junho 21, 2017 em 12:56 am — Responder

    Adorei o site, meus parabens!

    • Profile photo of Gravidez Invisível
      junho 21, 2017 em 10:56 am — Responder

      Obrigada querida, volte sempre 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *