Parceiros

Apoio à Casa Lar Luz do Caminho

Amigos da adoção,

Há tempos estávamos procurando uma instituição de acolhimento de crianças que pudéssemos apoiar diretamente. Recebemos a indicação da Casa Lar Luz do Caminho que fica localizada em Florianópolis-SC. Nosso primeiro contato com eles foi por telefone, conversei com o fundador e presidente da ONG, Maurício Aurélio dos Santos, que foi muito receptivo e agendou conosco um horário para que pudéssemos entregar as doações e conhecer o local.

Estávamos um pouco ansiosos pois seria a primeira vez que visitaríamos um “abrigo”. Tínhamos receio dos sentimentos que viriam à tona. Sabíamos que não estávamos indo lá para conhecer o nosso filho, mas a ideia de ir até lá e ver de perto a realidade de crianças que vivem em acolhimento parecia intimidadora, afinal passa pela cabeça que o nosso filho pode já ter nascido e vivendo em uma instituição de acolhimento também. Porém, sabíamos da importância de ir até lá para que pudéssemos conhecer o local e os projetos. Chegando lá, fomos recepcionados pela Assistente Social e pelo presidente Maurício. Ele nos apresentou a estrutura e os projetos desenvolvidos pela ONG para o bem-estar das crianças que “vivem” um período de suas vidas ali. Ficamos muito impressionados com a organização, limpeza, estrutura e cuidado com que tudo é realizado. Tínhamos outra ideia de uma casa de acolhimento, mas apesar de todo cuidado e carinho com que eles realizam as suas atividades, não consegui deixar de pensar naquelas crianças que estão ali sem o abraço e carinho de mãe, de pai e família extensa. Meu desejo era de abraçar cada uma e transmitir amor de mãe pra cada um deles. Confesso que percebi que eu não tenho perfil para trabalhar como assistente social, psicóloga ou voluntária pois eu não saberia separar o trabalho do sentimento materno. Admiro ainda mais o trabalho destes profissionais.

A Casa Lar Luz do Caminho é uma associação de caráter filantrópico, sem fins econômicos, voltada para a assistência social e tendo como objetivo acolher crianças de ambos os sexos, de zero a cinco anos de idade, que tendo seus direitos violados e necessitam do acolhimento institucional, segundo determinação judicial. Conheça a história da ONG aqui e sobre os projetos desenvolvidos aqui. Acesse também o Relatório Social da ONG. Link da fanpage no facebook.

Existem várias maneiras de contribuir com a Casa Lar Luz do Caminho para que eles possam continuar desenvolvendo este trabalho:

– Voluntariado: 

Para desenvolver atividades voluntárias na Casa Lar Luz do Caminho você precisa passar primeiramente pelo Curso de Formação de Cuidados com Criança Pequenas, oferecido periodicamente pela própria entidade e destinado a todos os voluntários, tanto os que já desenvolvem atividades na Casa Lar como aqueles interessados a dar início ao trabalho voluntário.

Portanto, você pode entrar em contato conosco por meio do e-mail casalarluzdocaminho@gmail.com ou pelo telefone (48) 3206-9519, demonstrar seu interesse pelo trabalho voluntário e a equipe da Casa Lar lhe informará a data do próximo Curso de Formação e adicionará seu nome na lista de inscritos.

O Curso de Formação acontece nas dependências da Casa Lar Luz do Caminho, com data predefinida, sendo normalmente em um sábado. Após passar pelo Curso de Formação você poderá fazer trabalho voluntário na Casa Lar Luz do Caminho desenvolvendo atividades administrativas, colaborando com a cozinha e com a limpeza da casa, fazendo parte dos mutirões e auxiliando as cuidadoras no berçário.

– Associados:

Um associado é um amigo da Casa Lar Luz do Caminho que contribui mensalmente com valor fixo, por meio de boleto emitido pela CEF pago na rede bancária ou nas casas lotéricas ou transferência programada a partir de R$: 30,00. Para ser um associado da Casa Lar Luz do Caminho.

É preciso preencher a ficha de inscrição que você pode solicitar através do email:

casalarluzdocaminho@gmail.com

– Doações esporádicas:

Contribua a qualquer momento durante o ano todo com a Casa Lar Luz do Caminho, por meio de doações de produtos, como leite especial para o desenvolvimento infantil, fraldas (tamanhos RN, P, M, G, XG), lenços umedecidos, gaze, algodão, produtos de higiene, materiais de limpeza e alimentos em geral. Além disso, a sua contribuição pode ocorrer via depósito bancário na conta da Casa Lar Luz do Caminho.

Caixa Econômica Federal

Agência: 1638

Operação: 003 Conta

Corrente: 1263-3

CNPJ: 12.187.675/0001-70

preencher e reenviar pelo mesmo endereço.

A entidade expedirá um boleto e lhe enviará pelos correios ou por e-mail.

– Destine parte do seu Imposto de Renda:

Outra forma de contribuir com a Casa Lar Luz do Caminho é destinar uma porcentagem do seu Imposto de Renda – tanto Pessoas Físicas quanto Pessoas Jurídicas – por meio do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA/FMDCA), que no município de Florianópolis possui o nome fantasia de Floricriança.

O Fundo para Infância e Adolescência (FIA) é um Fundo para captação de recursos destinado ao atendimento exclusivo dos direitos das crianças e adolescentes, por meio de políticas, programas, projetos e ações. Os recursos do FIA provém de destinações de pessoas físicas e jurídicas, através de deduções do Imposto de Renda.

A pessoa física pode destinar 6% do Imposto de Renda por meio do FIA para a Casa Lar Luz do Caminho até o dia 30 de dezembro (ou último dia bancário do ano) ou 3% do Imposto de Renda até o dia 30 de abril. A destinação desses valores pode ocorrer tanto por pessoas físicas que tem Imposto de Renda a restituir, quanto por pessoas físicas que tem Imposto de Renda a pagar.

PARA FAZER A DESTINAÇÃO DO SEU IMPOSTO DE RENDA É NECESSÁRIO SEGUIR OS PRÓXIMOS PASSOS:

O CNPJ do Fundo da Infância e Adolescência é: 18.798.340001-75

Você vai precisar dele para a declaração de rendimentos.

Primeiramente você precisa fazer o depósito identificado no Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Banco do Brasil Agência: 3582-3 Conta Corrente: 9545-1

O sistema vai pedir o identificador, você deve colocar seu CPF ou CNPJ.

Envie o comprovante do depósito, juntamente com seu nome, nº. do CPF, endereço e telefone para o e-mail da Casa Lar Luz do Caminho:

casalarluzdocaminho@gmail.com ou pelos correios para o  nosso endereço.

Depois de recebido o comprovante de depósito, a Casa Lar Luz do Caminho entrará em contato com o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente para informar e comprovar o depósito realizado para a Casa Lar.

Em seguida, encaminharemos para você o Recibo do valor depositado, o qual será utilizado na sua dedução do Imposto de Renda.

A Casa Lar Luz do Caminho empregará esse recurso no atendimento às crianças acolhidas.

– Mutirões:

Aqui na nossa Casa, sempre precisamos de ajuda nos afazeres domésticos e é por isso que nós organizamos sempre no primeiro sábado de cada mês para receber pessoas que se dispõe a nos ajudar nos nossos mutirões.

São feitos muitos trabalhos, como limpeza, organização, reparos, construções, ajuda com na cozinha e pra quem fez o curso de voluntários ainda podem ajudar cuidando das crianças.

Venha participar conosco, lembre-se todo primeiro sábado do mês das 09:00 as 17:00hs, pode chegar a hora que der e fica até a hora que puder.

Mais informações sobre as doações!!

Quem puder ajudar, pode entrar em contato conosco pelo email luciane@gravidezinvisivel.com ou direto com a ONG.

Com certeza qualquer tipo de ajuda será bem-vinda!

Grande beijo,

Luciane & Filipe

Post anterior

Post de exemplo Colunista Priscilla-aitelli

Próximo post

Adoção: plano B ou plano de Deus?

Gravidez Invisível

Gravidez Invisível

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *